SE O SEU REMARKETING NÃO PERFORMA MAIS COMO ANTES, MUITO PROVAVELMENTE ESTÁ AQUI NAS NOTAS DE QUALIDADE DE CORRESPONDÊNCIA DE EVENTOS.
Essa nota de ótimo aqui, que é a melhor nota possível, indica que o facebook está conseguindo reconhecer quem é o usuário que está executando uma ação no seu site. Está havendo uma atribuição do usuário com a conta.
Repare que aqui os eventos estão sendo enviados tanto pelo navegador como para o servidor, o que gera uma atribuição e uma marcação ainda maior.
Antigamente a marcação era atribuída através de Cookies de terceiros. Hoje não mais.
Precisamos entender que a navegação é um processo anônimo, quando uma pessoa entra na sua loja, nós não temos quase nenhuma informação sobre ela. Tudo que sabemos é o endereço IP e o tipo de navegador que ela está usando. Então, é neste caso, um processo anônimo.
Dentro do seu Ecommerce existe um PIXEL instalado – o que esse pixel faz? Ele marca um cookie, que nada mais é uma marca que é depositada no navegador do cliente. Estaria tudo maravilhoso, se não fosse o caso da extinção dos cookies de terceiros.
O fim desses cookies significará o fim do Marketing, a plataforma Facebook ficará às cegas, mas não só para o público de remarketing, como também para oferecer inteligência ao pixel. Quando ocorre uma venda, não seria atribuída a uma pessoa essa venda, e isso gera um problema imenso pra nós.
Vamos falar da situação de hoje: Hoje nós temos os usuários de IOS que utilizam Safari, que possuem grande poder aquisitivo. Veja esses dados que eu coletei do GA4 em um período de um mês, onde vocês percebem que cerca de 16% dos usuários eram de IOS.
Você pode estar falando agora, mas isso é um percentual muito pequeno, muito baixo, não tem tanto problema, mas não é verdade. Eles foram responsáveis por mais de 43% das vendas. Ou seja, quase metade das vendas foram feitas para este 16%. Ou seja, é um público muito qualificado.
Se você não tem um traqueamento adequado, o seu Remarketing não atinge usuários de IOS.
Uma situação também que é importante falarmos, é sobre a captura de leads para lançamentos. Quando você faz um lançamento, captura 5.000 leads e cria um público no Facebook, de leads dos últimos 180 dias. Normalmente esse público fica em torno de 1.000 a 1.500 pessoas, e esse é um número muito baixo. Nem metade das pessoas que geraram um evento no seu site estão indo para o público de Remarketing. Isso realmente é muito, muito ruim!
Qual a solução? A solução para essa atribuição chama-se “Advanced Match”, uma tecnologia criada pelas plataformas para suprir a questão do cookie de terceiros, e que quase ninguém está usando. Pouquíssimos empresários sabem dessa alternativa para os seus negócios. Veja no que consiste essa tecnologia abaixo.
Se você tem interesse em ter melhores atribuições no seu Ecommerce, um público que compra muito mais sendo traqueado, um remarketing mais assertivo, e reduzir o custo por aquisição de suas campanhas, fica aqui o meu convite para que possamos conversar.
Podemos traquear o Facebook Ads, Google Ads, GA4, TikTok Ads, entre outros.
Aonde eu vou fazer toda sua implementação? No “Google Tag Manager”.